A #incontinência de urgência ou urgeincontinência consiste na vontade forte e repentina de urinar, ocasionada por espasmos ou contrações da bexiga. Esse estímulo pode levar à perda de urina antes que se consiga chegar ao banheiro. Trata-se de um sintoma de #bexiga hiperativa.
A incontinência de urgência ocorre porque o músculo da bexiga passa uma mensagem equivocada ao cérebro de que a bexiga está mais cheia do que está. Isso causa uma contração súbita do detrusor (músculo da bexiga), de forma antecipada, gerando uma vontade súbita e urgente de urinar.
Pode atingir homens e mulheres. Algumas mulheres desenvolvem incontinência de urgência após a menopausa, o que é resultado do encolhimento do revestimento interno da vagina, chamado de atrofia vaginal, pela queda do nível de estrogênio. A reposição local desse hormônio com cremes pode ser necessária. Em alguns casos, é decorrente de uma complicação de doença neurológica, como acidente vascular cerebral (AVC), danos à medula espinhal ou doença de Parkinson.
O tratamento para incontinência de urgência pode necessitar de uma série de diferentes abordagens, como reeducação da bexiga, uso de medicação, exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, cirurgia, botox e, por fim, mudanças no estilo de vida. #urologistabh